Carregando...
Cancelar Pré-carregamento
  • (21) 2632.2927
  • (21) 9.81295262(zap)
  • Seg. a Sex. das 8h às 22h.

Job Coach - Processo de Coaching de Desenvolvimento de Carreira e TrabalHabilidade

Você está aqui

Job Coach Marcelo - Master Coaching IBSEN 

                                                                               Job Coach Marcelo - Master Coaching IBSEN 

Olá tudo bem?

Aqui quem fala é o Job Coach. Marcelo de Azevedo Ferreira e faço JOB COACHING.
                                                                                             Os três tipos JOB COACHING: 
                                                                                      O que é COACHING PROFISSIONAL
O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching individual ou coletivo. Pode ser considerado um treinador que assessora o cliente (Coachee), levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos.
                                                                                      O que é COACHING EMPRESARIAL
Coaching Empresarial é uma modalidade de coaching direcionada a empresários e consiste em auxiliar, através de técnicas, ferramentas e práticas do coaching, estes profissionais para que desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial.
                                                                                       O que é COACHING DE CARREIRA.
Coaching de Carreira é um modelo de Coaching que atua sobre todas as fases da carreira de um profissional: na escolha da profissão, na entrada e desenvolvimento no mercado de trabalho, no aprimoramento do profissional que acaba de ser promovido e caso seja experiente a ponto de ser promovido, como vai assumir uma gestão.
                                                                                                         O QUE É COACH?
Coach é uma palavra em inglês que significa treinador, instrutor e pode também ser um tipo de ônibus. Em inglês, quando usada como verbo, a palavra coach significa treinar ou ensinar. Além disso, um coach ou coacher é um profissional que exerce o coaching, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.

                                              O Processo de Desenvolvimento Profissional pode ser feito de 4 (quatro) formas: 
1) Mentoring ou mentoria - é a atividade exercida por um profissional experiente, que usa seus conhecimentos e vivências em uma determinada área para partilhar experiências com seu protegido ou mentorando. O mentor pode ajudar um profissional em começo de carreira a lidar, por exemplo, com situações difíceis e de estresse, compartilhando experiências sobre situações passadas já vividos pelo mentor e agora enfrentadas pelo protegido ou mentorando. O mentor tem sempre muita experiência na área de seu mentorando
2) Counseling ou Aconselhamento - é uma atividade pontual exercida por um conselheiro contratado para ajudar a mapear uma situação ou problema para que quem precisa tomar uma decisão importante e impactante na vida pessoal e profissional.
3) Consultoria - é o processo através do qual um especialista é contratado para avaliar, diagnosticar, obter informações e orientar seu cliente em uma determinada área de expertise. Consultores atuam desde a constituição de uma empresa, desenvolvimento de plano de negócio, estratégia, negociação, gestão de pessoal até avaliação econômico-contábil-financeira, vendas, fusão e aquisição. Além da atuação no mundo corporativo, temos visto consultores pessoais atuando também em aspectos da vida privada, tais como na organização pessoal, estilo, boas maneiras, etc.
4) Terapia Cognitiva - visa a ajudar a superar questões de ordem física, psíquica e emocional que impedem o sujeito de desenvolver a sua carreira profissional. Este campo da terapia busca mapear e neutralizar problemas pessoas/profissionais. A dificuldade de uma vida fruída pode não ser resultado de algo aparente e fácil de diagnosticar, exigindo cuidados especiais independente da orientação e arcabouço teórico seguido. Muitas questões subjetivas e inconscientes impedem pessoas de se expressarem, conviverem com a diversidade, serem tolerantes a frustrações impossibilitando a qualquer um de nós utilizar nossas potencialidades no exercício de atividades e profissão; consequentemente dificultam nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Algumas patologias sérias podem também nos acometer ao longo de nossa vida pessoal e profissional fazendo-nos interromper ou suspender nossa vida pessoal e/ou profissional temporariamente ou por um longo tempo. A terapia cognitiva precisa (após constatada desníveis cognitivos) ser encaminhado para um psicólogo.

                                                       Em qualquer um dos 4 (quatro) formas, o processo de coaching permite desenvolver: 
 Choosing (processo de escolha e/ou posicionamento), 
 Outplacement (colocação e/ou recolocação)
 Assessment (nivelamento de carreira)

Ou seja,

                                                                                                                                              o FOCO é:
Posicionar, dar o caminho (para a escolha ou posicionamento coache), fazer a estratégia de colocação ou recolocação profissional e por fim, assessorar e dar o nivelamento necessário para carreira profissional sempre como objetivo principal na formação do indivíduo para o competitivo MERCADO de TRABALHO.

                                                                                                               Metodologia Comportamental C.H.A.
O Processo de Coaching independente da forma que será usada (mentoria, aconselhamento, consultoria ou terapia cognitiva) precisa do uso de FERRAMENTA para fazer a análise COMPORTAMENTAL.
Descobrindo as COMPETÊNCIAS do indivíduo o processo fica mais EFICIENTE. Baseada numa Metodologia comportamental o C.H.A (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes), permiti que o COACHE identifique os seus pontos fortes e pontos fracos (ambiente internos) e oportunidades e ameaças (ambiente externo).

                                                              O Que é JOB COACH ou COACHING de EMPREGABILIDADE 
Poucos profissionais fazem este tipo de coaching. Por ser formado em Administração com foco em RH e Pedagogia com foco em Treinamento/cursos, aprimorei um processo de Choosing (escolha e/ou posicionamento), de Outplacement (colocação e/ou recolocação) e de Assessment (nivelamento de carreira) mais EFICIENTE que um HEADHUNTHER de agencias de empregos.
                                                                                             O que é um HEADHUNTHER e o que faz?
-> Headhunter é um termo em inglês que significa “caçador de cabeças”, ele seleciona os melhores profissionais do mercado em áreas executivas, aliando as necessidades da empresa com a qualificação do profissional. Ele se torna um mediador entre empresa e profissional.

Então....

                                                                                                                   Qual é a DIFERENÇA?
Headhunter -> Te posiciona e só...
Job Coach -> Te dá a vara para pescar...

Portanto...
Job Coach é uma modalidade inovadora de coaching direcionado a candidatos a vagas de empregos e profissionais para colocação e recolocação profissional. Consiste em auxiliar, através de técnicas, ferramentas e práticas de coaching, levando o COACHE a refletir sobre o seu COMPORTAMENTO, HABILIDADE e ATITUDE para melhor compreender os mecanismos do competitivo mercado de trabalho.

Forte abraço!
                                                                                                   Prof. Marcelo Azevdo Ferreira                                                                                                                                             Especialista em EAD, Psicopedagogo, Pedagogo e tecnólogo em Administração de Empresas