Carregando...
Cancelar Pré-carregamento
  • (21) 2632.2927
  • (21) 9.81295262(zap)
  • Seg. a Sex. das 8h às 22h.

Palestra de Empregabilidade e dicas do Processo Seletivo

Você está aqui

Palestrante de Mercado de trabalho e empregabilidade

                                                                                Palestrante Prof. Marcelo de Azevedo Ferreira 

Olá tudo bem?

faço palestras sobre: 

                                                             COMO SE FAZER UM CURRICULO CAMPEÃO

O que preencher no currículo-> Ponha sempre o que aconteceu de mais importante, sem erros ortográficos, sem mentiras e princpalmente: que agrade aos olhos do selecionador.

Algumas dicas importantes...

A) Use tamanho da fonte de no mínimo 12 ou 14;
B) O Tipo de letra ainda segue o tradicional Times New Roman ou Arial
C) Destaque sempre o seu nome em CAIXA ALTA - exemplo: MARCELO DE AZEVEDO FERREIRA (coloque tamanho 18 ou 20 e se possível e NEGRITO
D) Em "dados pessoais" (deixe em negrito e destacado), não deixe de colocar a sua idade, acima de 30 anos faça desta forma - 27/07/66 e abaixo, é só colocar desta forma: XX anos;  
E) Os TELEFONES, tem papel importante e decisivo na chamada: Coloque sempre o fixo primeiro, recados e os celulares com o nome da operadora; 
F) E-mail de contato pode fazer a diferença ou pode ser um "tiro no pé";
G) Use as REDES SOCIAS, como "aliado" e não como "fogo amigo" e crie um blog ou um "currículo Virtual", falando sobre si com imagens e fotos;
H) Em "objetivo" (deixe em negrito e destacado), seja realmente OBJETIVO e utilize este espaço para expor o seu desejo, que tem que estar coerente com os cursos e experiências passadas. Exemplo: "Meu objetivo é trabalhar em atendimento ao público em geral e exercer atividades de vendas e administrativa, conforme os cursos e experiência profissional"; 
F) Em "Formação" (deixe em negrito e destacado), caso tenha o ensino médio ou fundamental, apenas relate: Ensino médio (ou fundamental) completo, incompleto ou em curso, porém não deixe de colocar o ano, respectivamente que completou, que parou e que estará terminando. Caso consiga ascender a uma Faculdade (embora um curso técnico tenha, em alguns casos, mais êxito de empregabilidade), mude para "graduação";
G) Em "Cursos" (deixe em negrito e destacado), sempre inicie pelo mais recente e assim por diante, tenha em mente que a CARREIRA e o EMPREGO PROMISSOR, começa por aqui! 
Destaque ao máximo as informações. Por exemplo: "FAETEC - Curso de Assistente Administrativo - 220 h - 2014".
Outra coisa importante, existem alguns PILARES necessários para o sucesso e que se encontra neste item: 
1) Fazer cursos técnicos que tenham DEMANDA(depois sim fazer uma faculdade...), 
2) Fazer cursos profissionalizantes (principalmente da área de GESTÂO ou INDUSTRIAL) para "rechear o currículo",
3) Fazer curso de Informática, para não ser um "analfabeto digital", tenha como META no mínimo de informação, o PACOTE OFFICE;
4) Fazer cursos de línguas, para não ser um analfabeto da globalização", tenha como META no mínimo saber as palavras geradoras e cotidianas, para saber se comunicar na LEITURA, FALA E ESCRITA;
5) Eliminar do seu curriculos cursos "mortos" como: "DATILOGRAFIA manual ou elétrica", "LOTOS 1,2 e 3" ou que não tenha nada a ver com o seu planejamento de carreira como: Curso de Crochê, de Balé ou de Judô...
H) Em "Experiência Profissional" (deixe em negrito e destacado), sempre inicie pelo mais recente e assim por diante. Por Exemplo: " MC Donalds - Unidade Centro 1 - de 01/01/2010 até o momento".
Outra coisa importante, existem alguns PILARES necessários para o sucesso e que também se encontra neste item:
1) Coloque o cargo que está descrito na carteira. Exemplo: "Atendente". porém descreva com detalhes, as atividades e atribuições exercidas. caso tenha sido promovido destque esta informação;
2) Coloque no seu Curriculo os ESTAGIOS e, se participou do JOVEM APRENDIZ (recomendado para alavancar o primeiro emprego), destaque quais as áreas que trabalhou e o que aprendeu;
3) Não deixe de mencionar as experiências COMO AUTÕNOMO ou mesmo se teve algum negócio, MEI, etc (a área de vendas adora este "pedra bruta");
4) Procure não ultrapassar 1 (UMA) folha. Caso tenha muita experiência, no máximo 2 (DUAS) folhas;
5) Caso não tenha NENHUMA EXPERIÊNCIA, aproveite o espaço para relatar as suas EXPERIÊNCIAS TÉCNICAS, adquiridas durante os cursos. 

Outras dicas: 
6)  Participe como voluntário de atividades comunitárias de sua região ou se esforce para participar de eventos como PALESTRAS e WORKSHOPINGS, promovidos pela FAETEC, ou mesmo SENAC, SENAI, SEBRAE ou outras entidades de fomento ao mercado.
7)  Use o Networking nos cursos, palestras e workshopings que participar, troque telefones e fique atento, pois 80% das vagas de empregos, vem do "quem indica", não confudir com o "pistolão", neste caso, o "quem indica" tem responsabilidade sobre o "indicado";
8) Faça modelos e sempre atualize o seu CURRÍCULO VITAE, imediatamente após terminar os cursos (em alguns casos pode colocar em andamento) fará muita diferença;

Como OUSAR, sem dar um "tiro no pé"?
9) Use um currículo com PAPEL RECICLADO,;
10) Use uma MARCA D´ÀGUA colocando a profissão;
11) So use uma foto, quando for pedida, caso aconteça SORRIA e esbanje confiança na foto e evite a "CARA de PAISAGEM" dos documentos;
12) Faça da Sua REDE SOCIAL um E-book de trabalhos e atividades sociais, pois o que VOCÊ faz na vida privada fará a diferença;
13) Faça um Currículo Virtual; 

Fazendo isso o seu currículo automaticamente irá se enriquecer com a menção a atividades em equipe, oportunidades de aprendizado, formação da liderança, comunicação e mais – gerando uma vantagem em relação aos seus demais colegas que estão na mesma busca, mas cujos currículos permanecem um grande vazio

Palestra sobre  como se comportar numa Entrevista de emprego e numa dinâmica de grupo.

Segue aqui duas PALESTRAS QUE ACONTECERAM na FAETEC de SARACURUNA: 

1) No dia 21/05/2014, houve uma Palestra sobre - Super currículo e Comportamento em entrevistas e dinâmica de grupo, tema sobre o Mercado de Trabalho, ministrado pelo Prof. Marcelo Ferreira, que foi convidado pela Direção do CVT Saracuruna,  para participar dos Ciclos de Palestras promovido pelas Unidades ETE Imbariê e CVT Saracuruna. 

O evento aconteceu no turno da Noite, das 18:30 as 20 H. (veja as FOTOS do evento do dia 21/05/2014). 

2) No dia 21/08/2014, houve uma Palestra sobre - Super currículo e Comportamento em entrevistas e dinâmica de grupo, tema sobre o Mercado de Trabalho, ministrado pelo Prof. Marcelo Ferreira, que foi convidado pela Direção do CVT Saracuruna, para participar dos Ciclos de Palestras promovido pelas Unidades ETE Imbariê e CVT Saracuruna.

O evento aconteceu no turno da Tarde, das 16:30 as 18 H. (veja as FOTOS do evento do dia 21/08/2014).